P3
Mundial 2018: estas ilustrações têm um toque soviético
Se o Mundial de 2018 tivesse ocorrido antes do colapso da URSS, a selecção soviética teria, muito provavelmente, uma campanha propagandística que exaltasse os feitos do bloco e a qualidade dos seus atletas. A empresa de branding britânica lovegunn teve essa mesma ideia e decidiu criar, para as 32 selecções que marcam presença neste campeonato do mundo, posters que remetem para a propaganda soviética utilizada durante o período da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria. Os trabalhos são publicados diariamente, na conta de Instagram e no site da empresa.
Ao fundir o processo de coloração minimalista inspirado no futurismo russo do século XX e o herói de cada selecção, cada poster acaba por tornar-se numa campanha política própria, que explora a ligação entre a propaganda nacionalista e o fervor futebolístico.
Ainda não há poster da selecção portuguesa, mas este contará, seguramente, com Cristiano Ronaldo como figura de destaque. Ronaldo é, para já, o segundo melhor marcador da prova, com quatro golos. Harry Kane, figura do poster inglês, é o melhor marcador provisório com cinco remates certeiros.