A "besta do Leste" cobriu parte da Europa com o frio siberiano

Massas de ar gelado provenientes da Sibéria e da Escandinávia fazem as temperaturas caírem a pique. Diversas capitais e cidades europeias estão sob gigantesco manto de neve. E preparam-se para mais.

Roma, Itália LUSA/ANGELO CARCONI
Fotogaleria
Roma, Itália LUSA/ANGELO CARCONI

Há seis anos que não nevava tanto em Itália. Para encontrar as ruas tão cobertas de branco é necessário recuar até 2012. Por estes dias, a neve é tão forte que em Roma há escolas fechadas e transportes suprimidos. A responsabilidade é de uma tempestade que atingiu diversos países da Europa. 

Durante a madrugada desta segunda-feira o aeroporto de Ciampino foi encerrado para limpar a neve e houve voos cancelados. Antes, no domingo, já o jogo de futebol entre Juventus e Atlanta foi adiado devido às condições metereológicas adversas. As autoridades italianas pediram à população para que evite sair de casa.

A "besta do Leste", como já é conhecida esta massa de ar fria vinda da Sibéria e da Escandinávia, deverá continuar a arrefecer os termómetros em França, Reino Unido e Alemanha. Também em Bucareste, capital da Roménia, a presidente da câmara ordenou o encerramento das escolas durante dois dias. Na Croácia, cerca de mil militares juntaram-se à população e às equipas de apoio na limpeza das ruas.

Estocolmo, Suécia
Estocolmo, Suécia LUSA/Hossein Salmanzadeh
Norte da Grécia
Norte da Grécia LUSA/HARIS IORDANIDIS
Roma, Itália
Roma, Itália Reuters/MAX ROSSI
Sul de Londres, Reino Unido
Sul de Londres, Reino Unido LUSA/FACUNDO ARRIZABALAGA
Roma, Itália
Roma, Itália Reuters/ALESSANDRO BIANCHI
LUSA/ALESSANDRO DI MEO
LUSA/ALESSANDRO DI MEO
LUSA/ALESSANDRO DI MARCO
LUSA/ALESSANDRO DI MARCO
Reuters/ALESSANDRO BIANCHI
LUSA/ETTORE FERRARI
Reuters/REMO CASILLI
LUSA/ANGELO CARCONI
LUSA/ANGELO CARCONI
LUSA/ALESSANDRO DI MEO
LUSA/ANGELO CARCONI
LUSA/ANGELO CARCONI
LUSA/HARIS IORDANIDIS
LUSA/HARIS IORDANIDIS