Por entre o nevoeiro, desertou mais um soldado norte-coreano

É o quarto desde o início do ano a conseguir fugir para a Coreia do Sul.

Foto
Uma patrulha na zona desmilitarizada que separa as duas Coreia KIM HONG-JI/Reuters

Um soldado norte-coreano desertou esta quinta-feira para a Coreia do Sul atravessando a Zona Desmilitarizada (DMZ), a área que divide a península, anunciou o Ministério da Defesa em Seul.

O soldado, de “baixa patente”, apareceu frente a um posto da guarda fronteiriça sul-coreana perto das oito da manhã, quando estava um nevoeiro cerrado, disse o porta-voz do Estado-Maior da Coreia do Sul, Roh Jae-cheoni, citado pela BBC.

Foi o quarto soldado norte-coreano a fugir para Sul desde o início do ano, mesmo depois de Pyongyang ter ordenado um reforço da segurança após uma deserção em Novembro

Segundo explicou Roh Jae-cheoni, os movimentos do soldado foram detectados pelo equipamento de segurança. O soldado foi levado "em segurança" e está a ser interrogado sobre os motivos que o levaram a desertar.

Segundo a BBC, citando o jornal The Korea Herald, o desertor terá 19 anos e levou consigo uma metralhadora AK-47. Ao contrário do que sucedeu em Novembro, quando o soldado desertor foi atingido pelos colegas norte-coreanos cinco vezes, não forma feitos disparos do lado Norte. Os soldados do Sul fizeram alguns disparos de aviso. 

Sugerir correcção
Comentar