Curta-metragem de Gonçalo Almeida seleccionada para o festival de Sundance
Thursday Night é uma ficção de quase oito minutos. Festival norte-americano decorrerá entre 18 e 28 de Janeiro na cidade de Park City, Utah.
O filme Thursday Night, do realizador português Gonçalo Almeida, foi seleccionado para a competição do Festival de Cinema Independente de Sundance, em Janeiro nos Estados Unidos, revelou nesta segunda-feira a Agência da Curta Metragem.
O filme, uma ficção de quase oito minutos, está seleccionado para a competição de curtas-metragens de Sundance 2018, que decorrerá entre 18 e 28 de Janeiro na cidade de Park City, no Utah.
O festival de Sundance é considerado um dos mais importantes dedicados ao cinema independente. Esta é a segunda vez que uma curta-metragem de produção exclusivamente portuguesa é seleccionada para a competição. Este ano, no festival esteve em competição o filme Pedro, de André Santos e Marco Leão.
Inspirado no álbum Thursday Afternoon (1985), de Brian Eno, Thursday Night, de Gonçalo Almeida, é descrito como "um thriller fantástico protagonizado por duas cadelas: a dócil Bimbo que uma noite recebe a visita da misteriosa Dakota para lhe entregar uma mensagem".
Thursday Night teve estreia em Julho passado no festival Curtas Vila do Conde e já passou por outros festivais. Venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa no Motelx e o de melhor realização no Fantastic Fest, no Texas.
Antes de chegar a Sundance, o filme será exibido este mês em 34 localidades portuguesas, no âmbito do programa internacional O Dia Mais Curto, associando-se ao solstício de Inverno. Gonçalo Almeida, 31 anos e natural de Santiago do Cacém, estudou design gráfico em Portugal e cinema no Reino Unido. Actualmente finaliza a primeira longa-metragem, Faz-me companhia.
Na semana passada, a organização de Sundance tinha anunciado a selecção de longas-metragens para todas as categorias do festival, num total de 110 filmes de 29 países. O festival é organizado pelo Sundance Institute, fundado pelo actor e produtor Robert Redford, com o objectivo de promover novos realizadores e produções independentes.