O A330neo já voa – e a TAP gosta disso

Novo modelo da Airbus, que se estreará em 2018 ao serviço da TAP, fez voo inaugural e passou o teste.

O primeiro Airbus A330neo a voar descolou na quinta-feira, 19 de Outubro, de Colomiers, perto de Toulouse, cidade-sede do consórcio europeu Airbus. A TAP será a primeira companhia do mundo a operar este modelo, a partir de 2018 Reuters/REGIS DUVIGNAU
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O primeiro Airbus A330neo a voar descolou na quinta-feira, 19 de Outubro, de Colomiers, perto de Toulouse, cidade-sede do consórcio europeu Airbus. A TAP será a primeira companhia do mundo a operar este modelo, a partir de 2018 Reuters/REGIS DUVIGNAU

O Airbus A330neo deve chegar ao mercado no Verão de 2018. Isto se não houver mais atrasos, já que o primeiro aparelho desta série era esperado ainda em 2017 pela companhia portuguesa TAP, que encomendou 14 exemplares para renovação da frota.

O fabricante europeu de aviões sediado em Toulouse continua a queimar etapas até às primeiras entregas e na quinta-feira, 19 de Outubro, passou um marco importante: o voo inaugural de um A330neo, com partida e chegada a Colomiers, perto de Toulouse.

A Airbus tem mais de duas centenas de encomendas e caberá precisamente à TAP receber os primeiros exemplares a chegarem ao mercado mundial.

Durante o voo inaugural de quinta-feira, tudo parece ter corrido como planeado e o aparelho, tripulado por uma pequena equipa de pilotos e engenheiros de voo, descolaram e aterraram sem problemas.

Há mais um aliciante, que deve agradar a todos os futuros tripulantes e passageiros: além das novas características técnicas, que distinguem o A330neo do antecessor A330, o interior deste modelo vai estrear o conceito Airspace by Airbus, desenvolvido pelo fabricante e que promete renovar a experiência da viagem a bordo. Veja as imagens.

Tratou-se de um voo de teste do A330neo, que a Airbus garante ser mais eficiente em termos de consumo: a sua estrutura e configuração permitem poupar até 14% de combustível por passageiro, garante o fabricante
Tratou-se de um voo de teste do A330neo, que a Airbus garante ser mais eficiente em termos de consumo: a sua estrutura e configuração permitem poupar até 14% de combustível por passageiro, garante o fabricante Reuters/REGIS DUVIGNAU
Representantes da empresa e convidados recebem o primeiro A330neo a aterrar em Toulouse, sob o olhar da imprensa
Representantes da empresa e convidados recebem o primeiro A330neo a aterrar em Toulouse, sob o olhar da imprensa Reuters/REGIS DUVIGNAU
A equipa que pilotou o aparelho neste voo de teste, após a missão cumprida. O avião existe em duas configurações, A330neo-800 e A330neo-900
A equipa que pilotou o aparelho neste voo de teste, após a missão cumprida. O avião existe em duas configurações, A330neo-800 e A330neo-900 Reuters/REGIS DUVIGNAU
O momento da primeira descolagem, impulsionada pelos motores Rolls Royce Trent 7000, aproveitando a nova configuração da asa, que reduz o atrito
O momento da primeira descolagem, impulsionada pelos motores Rolls Royce Trent 7000, aproveitando a nova configuração da asa, que reduz o atrito Reuters/REGIS DUVIGNAU
A TAP encomendou 14 exemplares deste modelo, que compete no mercado da aviação com o Dreamliner da Boeing
A TAP encomendou 14 exemplares deste modelo, que compete no mercado da aviação com o Dreamliner da Boeing Reuters/REGIS DUVIGNAU
Réplica em miniatura, mas à escala, do novo modelo, para o qual existem 212 encomendas de todo o mundo. O avião é montado em Toulouse, na mesma linha do anterior A330
Réplica em miniatura, mas à escala, do novo modelo, para o qual existem 212 encomendas de todo o mundo. O avião é montado em Toulouse, na mesma linha do anterior A330 Reuters/REGIS DUVIGNAU
Um A330 por pintar, mas já com a identificação da TAP, depois de aterrar em Toulouse esta semana
Um A330 por pintar, mas já com a identificação da TAP, depois de aterrar em Toulouse esta semana Reuters/REGIS DUVIGNAU
O A330neo-800 pode voar até 13.900 quilómetros, ao passo que a versão -900 consegue cobrir ligeiramente menos, 12.130 quilómetros
O A330neo-800 pode voar até 13.900 quilómetros, ao passo que a versão -900 consegue cobrir ligeiramente menos, 12.130 quilómetros Reuters/REGIS DUVIGNAU
Os pilotos saúdam o pessoal em terra com bandeiras, depois da primeira aterragem
Os pilotos saúdam o pessoal em terra com bandeiras, depois da primeira aterragem Reuters/REGIS DUVIGNAU
Cada companhia irá poder personalizar o interior do A330neo. Este é o aspecto segundo as imagens promocionais do facbricante, que desenvolveu este conceito de cabina ao qual chamou Airspace
Cada companhia irá poder personalizar o interior do A330neo. Este é o aspecto segundo as imagens promocionais do facbricante, que desenvolveu este conceito de cabina ao qual chamou Airspace Airspace by Airbus
Detalhe da cabina segundo material de divulgação da Airbus
Detalhe da cabina segundo material de divulgação da Airbus Airspace by Airbus
Vista do interior da cabina do A330neo, segundo imagens da Airbus
Vista do interior da cabina do A330neo, segundo imagens da Airbus Airspace by Airbus
O A330neo-800 tem lotação para 257 passageiros, ao passo que a versão -900 acomoda 287 pessoas
O A330neo-800 tem lotação para 257 passageiros, ao passo que a versão -900 acomoda 287 pessoas Airspace by Airbus
No caso dos aviões da TAP, o interior será personalizado, tenho a companhia contratado o gabinete Alma Design, que reformulou o interior dos A320
No caso dos aviões da TAP, o interior será personalizado, tenho a companhia contratado o gabinete Alma Design, que reformulou o interior dos A320 Airspace by Airbus
Pormenor no tecto da cabina do A330neo. O acrónimo neo significa "new engine option", nova opção de motor, aludindo assim a uma das novidades que este modelo traz ao mercado
Pormenor no tecto da cabina do A330neo. O acrónimo neo significa "new engine option", nova opção de motor, aludindo assim a uma das novidades que este modelo traz ao mercado Airspace by Airbus
Vista geral da cabina, segundo imagens virtuais do fabricante
Vista geral da cabina, segundo imagens virtuais do fabricante Airspace by Airbus