Fotogalerias
O mundo que cabe nos Sony Photograpy Awards
Para além dos prémios atribuídos a fotógrafos amadores divididas por 10 categorias, na secção Open, os Sony World Photography Awards destacam ainda os melhores fotógrafos de cada um dos 65 países participantes, na competição Nacional.
No caso de Portugal, o vencedor foi Luís Godinho, com uma imagem captada no Senegal em Abril do ano passado, durante uma missão humanitária da Fundação Assistência Médica Internacional (AMI), que o fotógrafo acompanhou. Num comunicado divulgado pela organização, Luís Godinho explica que, após todo o período da missão, “a hora de despedida é um momento difícil” e que na fotografia vencedora podemos ver uma menina pendurada na janela do autocarro para ficar o maior tempo possível perto da equipa da AMI.
“Ter o meu trabalho reconhecido aqui, entre milhares de fotos é como se estivesse a viver um sonho, um orgulho e um privilégio”, explica Luís. “Sem dúvida que dá ainda mais alento e vontade de trabalhar”, afirma através do comunicado o fotógrafo natural de Angra do Heroísmo, nos Açores, que se dedica a esta área desde 2008.
Ainda relativamente a fotógrafos portugueses, a organização concedeu o segundo lugar à fotografia O Paraíso é uma Biblioteca, de Luís Pina, e o terceiro a A minha música para ti, de Nuno Teixeira.
O trabalho vencedor de Luís Godinho está em exibição, juntamente com as outras imagens vencedoras do concurso Nacional e da competição Open, numa exposição em Londres de 21 de Abril a 7 de Maio.