Sport Zone alia-se a líder britânico para criar segundo maior retalhista ibérico de desporto

As marcas desportiva da Sonae e a JD Sports vão unir-se e lojas vão chamar-se JD Sport Zone Sprinter.

Foto
Paulo Azevedo, presidente do conselho de administração da Sonae fernando veludo n/factos

A Sonae assinou um Memorando de Entendimento com a JD Sports Fashion Plc (JD Group), retalhista líder no Reino Unido em marcas de desporto, moda e outdoor, para a combinação dos negócios na Península Ibérica, o que junta as marcas JD Sports e Sport Zone.

Segundo a informação enviada ao mercado pela Sonae, proprietária do PÚBLICO, o acordo estabelece os parâmetros principais para a criação de um grupo ibérico de desporto que terá como accionistas a JD Group, a Sonae e a família accionista da JD Sprinter, com posições de aproximadamente 50%, 30% e 20%, respectivamente.

Os dois grupos apresentam "um volume de negócios agregado superior a 450 milhões de euros (estimado para 2016), numa rede de 287 lojas (191 das quais em Espanha e 96 em Portugal)", adianta o comunicado da Sonae enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Ainda com base na mesma fonte, o grupo a criar tornar-se-á no segundo maior retalhista de desporto na Península Ibérica, com as lojas a assumirem a designação de JD Sport Zone Sprint.

O grupo liderado por Paulo Azevedo adianta ainda que "esta operação enquadra-se nos pilares estratégicos da Sonae", nomeadamente o de "reforçar e alavancar competências chave, potenciar a expansão internacional e diversificar modelos de negócio e estilos de investimento".

As vendas das áreas do retalho da Sonae aumentaram 7,2% em 2016, superando, pela primeira vez, os cinco mil milhões de euros, de acordo com a informação preliminar revelada pelo grupo liderado por Paulo Azevedo.

 

Sugerir correcção
Comentar