O efeito-Trudeau sobre as mulheres

O primeiro-ministro canadiano esteve nos EUA, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, e foi o centro das atenções de Ivanka Trump e de outras mulheres. As redes sociais não perderam tempo.

Justin Trudeau esteve esta semana nos Estados Unidos – para uma visita oficial – e em Estrasburgo, onde foi aprovado o Acordo Económico e Comercial Global (CETA) .

Durante uma reunião na Casa Branca, onde se discutia a desigualdade de género no mercado de trabalho, os olhares de Ivanka Trump – assim como de outras mulheres presentes – na direcção do primeiro-ministro do Canadá chamaram a atenção das redes sociais. Vários internautas publicaram fotografias acompanhadas de legendas como "Encontra alguém que olha para ti da mesma forma que Ivanka Trump olha para Justin Trudeau".

A fotografia que a filha mais velha de Trump publicou no Twitter, em que está sentada à secretária da Sala Oval, em plena Casa Branca, entre o pai e o primeiro-ministro canadiano também gerou polémica.

 

 

Muitos norte-americanos mostraram-se ofendidos com a situação. Lembrando a Ivanka que aquele não é o seu lugar, mas o do Presidente; e que a primeira mulher a sentar-se àquela secretária deveria ser a que tivesse ganho as eleições.

No Parlamento Europeu, durante o seu discurso, Trudeau foi fotografado pelas deputadas, conforme testemunhou o correspondente da AFP em Estrasburgo, que partilhou uma fotografia na sua conta do Twitter. Na imagem, a eurodeputada alemã Ska Keller, do Partido Verde, e que votou contra o acordo, tem a câmara do telefone apontada ao primeiro-ministro canadiano.

 

Por tudo isto, depressa se começou a falar sobre o efeito-Trudeau sobre as mulheres, lembrando a visita do primeiro-ministro canadiano ao Reino Unido, onde se encontrou com o princípe William e a mulher. As fotografias desse dia, no final de Setembro passado, foram recuperadas para lembrar o olhar da duquesa de Cambridge.

Outros decidiram antes fazer comparações entre a forma como Trudeau olha para Trump e para Barack Obama: