Porto
Pinto da Costa, o presidente há mais tempo na liderança de um clube
Já era o presidente com mais títulos da história do futebol. Agora, Jorge Nuno Pinto da Costa, 79 anos, acaba de bater um novo recorde: é o presidente há mais tempo consecutivo na liderança de um clube na história do futebol mundial.
O jornal desportivo O Jogo fez as contas: são 34 anos, 8 meses e 19 dias à frente do Futebol Clube do Porto. Eleito pela primeira vez a 17 de Abril de 1982 e efectivamente mandatado nove dias depois, Pinto da Costa começou cedo a interessar-se pelo clube, até se tornar no seu 33.º presidente, sucedendo a Américo de Sá.
A lista dos troféus conquistados ao comando do clube é extensa: 58 troféus, só no futebol profissional: duas Taças Intercontinentais, duas Taça dos Campeões Europeus/Ligas dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa, uma Supertaça Europeia, 20 Campeonatos Nacionais, 12 Taças de Portugal e 19 Supertaças.
A vida pessoal esteve sempre debaixo dos holofotes. Divorciado e pai de dois filhos (Alexandre e Joana), Pinto da Costa chegou a ver a edição do livro da ex-companheira Carolina Salgado - “Eu Carolina” - motivar uma investigação judicial por alegada falta de transparência no futebol e alegados contactos promíscuos com árbitros e outros dirigentes.
Saiu incólume dos vários processos da justiça civil em que se viu envolvido, de 2004 a 2006, entre os quais o muito mediático “Apito Dourado”.
Em 2005 publicou a sua autobiografia, com prefácio de Lennart Johansson, na altura presidente da UEFA. O título, Largos dias têm cem anos, recorda a expressão utilizada em 1976 numa conversa entre amigos e que o lançou para o mandato mais longo da história do futebol português.