O Toblerone perdeu triângulos no Reino Unido. Terá sido o "Brexit"?

Com o custo de produção a subir, a fabricante decidiu manter o tamanho da barra mas poupar no chocolate.

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Consumidores da barra de chocolate mostram-se desagradados com o novo formato Reuters/DARREN STAPLES

O famoso chocolate Toblerone mudou o seu formato no Reino Unido (pelo menos) devido aos crescentes custos de produção. A mudança está a deixar desagrados os consumidores da marca, muitos dos quais vêem a decisão da fabricante como uma consequência do "Brexit".

Foi através de um comunicado no publicado no Facebook que a Mondelez Internacional explicou que iria proceder à alteração no formato do chocolate. A multinacional decidiu aumentar os espaços entre os triângulos para reduzir o peso da barra.

Na prática, os consumidores pagam o mesmo mas, em contrapartida, comem um pouco menos de chocolate. As embalagens de Toblerone de 400 gramas passaram a ter 360 gramas e as de 170 gramas passaram para os 150 gramas, noticia a BBC.

“Nós suportámos os custos o máximo de tempo possível, mas para garantir a permanência do Toblerone nas prateleiras, mantendo um preço acessível e a sua forma triangular, tivemos que reduzir o peso”, acrescenta a Mondelez International, citada pela CNN

Os donos da marca de chocolate suíço entendem que “alterar a forma para manter o produto a preços acessíveis” era a única opção viável de a barra de chocolate continuar disponível. O “preço elevado de inúmeros ingredientes”, dizem, são a principal causa desta decisão.

O comunicado foi publicado em Outubro, mas só agora começa a ter repercussões. E muito se deve ao atraso que se verificou na reposição da nova versão da barra nas prateleiras das lojas, o que significou que muitos consumidores só o descobrissem o ocorrido nesta terça-feira.

As redes sociais têm sido as plataformas mais utilizadas para expressar o desagrado dos consumidores. Alguns apontam para a “decisão errada” que a companhia tomou, considerando que os espaços, agora maiores, entre os triângulos de chocolate são “estúpidos”.

Há britânicos a culpar o "Brexit", devido à inflação generalizada no país. Mas, apesar de reconhecer que a taxa de câmbio “não é favorável”, um porta-voz da empresa contactado pela BBC disse que a mudança não se deve ao resultado do referendo sobre a permanência britânica na União Europeia. No entanto, a mesma fonte não disse se a decisão também afecta o formato do chocolate em mercados fora do Reino Unido.

A Toblerone é uma marca suiça de chocolate fundido com nougat de mel e amêndoa. A sua origem remonta a 1868 e o seu criador foi Jean Tobler. O nome da marca provém do seu criador, Tobler, combinado com “torrone” palavra italiana para nougat.

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