O Verão acaba quinta-feira, mas o tempo quente vai continuar

Esta semana as temperaturas descem ligeiramente, mas voltam a subir no fim-de-semana. A partir do dia 26 disparam, podendo ultrapassar os 35 graus em grande parte do país.

Foto
Vai continuar o tempo de praia Nuno Ferreira Santos

O Verão termina esta quinta-feira, mas o tempo quente vai continuar. No fim-de-semana, as temperaturas vão atingir os 30 graus no Sul do país. E, se as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) se confirmarem, a partir do dia 26, segunda-feira, voltam a subir muito.

Em Lisboa, onde nesta segunda-feira a temperatura máxima ronda os 31 graus, os termómetros baixam para os 27 graus, e na quarta e quinta-feira as temperaturas andarão pelos 24 graus, mas voltam a subir na sexta-feira (27º) e no fim-de-semana (29º no sábado e 30º no domingo) e nos dias seguintes, prevendo o IPMA que na quarta-feira possa atingir os 36 graus.

No Porto o tempo vai estar mais fresco. Nesta segunda-feira está prevista uma temperatura máxima de 26 graus, mas entre terça e domingo a temperatura máxima andará entre os 19 e os 24 graus. Tal como em Lisboa, volta a disparar na segunda-feira e na quarta pode mesmo chegar aos 32 graus.

Já em Coimbra a temperatura entre terça-feira e domingo situar-se-á entre os 22 e os 28 graus, subindo igualmente de forma significativa a partir de segunda-feira (dia 26).

Em Évora, como é hábito, o tempo estará mais quente. Andará entre os 27 e os 34 graus entre terça-feira e domingo, subindo igualmente na semana seguinte, podendo atingir os 37 graus na quarta-feira (dia 28).

Faro continuará a ter temperaturas que merecem visitas prolongadas às praias: nunca abaixo dos 27 graus e no fim-de-semana com 30 graus.

O IPMA lançou também nesta segunda-feira um alerta para as regiões do Funchal e do Porto Santo, que apresentam risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis elevado.

É por isso recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, T-shirt, guarda-sol e protector solar, além de ser desaconselhada a exposição das crianças ao sol.

Sugerir correcção
Comentar