Novo viaduto sobre a A28 vai criar "ligação mais urbana" na Senhora da Hora

O prazo de execução da obra, que deve arrancar em Abril ou Maio de 2016, é de 12 meses.

Foto
Guilherme Pinto anunciou obra de 1,5 milhões de euros Paulo Ricca/Arquivo

O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, destacou, esta segunda-feira, "a ligação mais urbana e mais fluída" que a construção do novo viaduto sobre a auto-estrada A28 vai criar para os munícipes da Senhora da Hora.

"A Senhora da Hora é uma freguesia dividida pela A28. Com a introdução do metro [há mais de uma década] conseguimos acabar com a maior divisão que existia através da construção do túnel, mas este viaduto, com lugar para trânsito rodoviário e para peões, vai ser uma ligação mais urbana, mais fluída", disse.

Segundo o autarca, este viaduto, cujo preço base de construção é de cerca de 1,5 milhões de euros e que deverá estar concluído em meados de 2017, "vai criar uma relação mais agradável entre as duas partes da Senhora da Hora".

Guilherme Pinto referiu que a juntar a este novo viaduto surgirão outras ligações à A28 para sul e para norte, que "criarão condições que permitirão à população da Senhora da Hora não ter que acorrer a outros locais" onde o trânsito é mais complicado. "Essas novas ligações, para as quais já temos o dinheiro e já temos os projectos, apenas aguardam a autorização da Estradas de Portugal", disse.

A proposta de abertura de um concurso público para a empreitada "Mobilidade em Matosinhos: Ligação entre a Barranha e Cruz de Pau" foi aprovada na reunião do executivo do passado dia 15.

Para a Câmara de Matosinhos, trata-se de uma obra que vai melhorar "substancialmente a mobilidade naquela zona e a ligação entre as duas cidades de Matosinhos e da Senhora da Hora", bem como "criar uma nova alternativa à sempre complicada saída do NorteShopping (articulando-se naturalmente com o novo esquema viário que será criado com a ampliação do centro comercial)".

Guilherme Pinto destacou o facto deste viaduto -- que nascerá junto ao Estádio do Mar e Centro de Congressos em direcção ao parque da feira da Senhora da Hora -- privilegiar a circulação de peões.

A empreitada implicará "a criação de duas novas rotundas, uma das quais entre o Centro de Desportos e Congressos e o complexo desportivo do Leixões, bem como a demolição de uma bancada do campo de jogos, terreno já adquirido pela autarquia".

O prazo de execução da obra, que Guilherme Pinto estimou que arranque em "Abril ou Maio de 2016", é de 12 meses.