Brandalism: posters sarcásticos invadem ruas de Paris

Fotogaleria

A Conferência do Clima em Paris começou no dia 30 de Novembro, mas dias antes do evento cerca de 600 posters criados por 82 artistas foram afixados por toda a capital francesa. Esta campanha, organizada pelo projecto Brandalism, tem como objectivo alertar o grande público para a estreita relação entre as grandes corporações (e os seus interesses económicos) e as alterações climáticas que se têm vindo a verificar nas últimas décadas. Um dos patrocinadores do evento COP 2015 é, por exemplo, a Air France, cujo funcionamento depende inteiramente do consumo de energia fóssil. Sobre esta empresa em particular, a Brandalism diz: "A combater as alterações climáticas? Claro que não, somos uma companhia aérea. Estamos a patrocinar a conferência do clima da ONU para dar a impressão de que somos parte da solução e para nos certificarmos de que os nossos lucros não são afectados. O crescimento económico é muito mais importante do que salvar o planeta. Por isso continuaremos a subornar políticos e a emitir gases que contribuem para o efeito de estufa. Mas não digam a ninguém. Air France, somos parte do problema." O projecto Brandalism tem presença internacional e afirma-se contra o consumismo 'tomando de assalto' painéis publicitários, substituindo a publicidade original por posters de protesto.