A nostalgia dos parques infantis

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Todos temos memórias valiosas dos momentos que passámos em parques infantis. A infância do fotógrafo malásio Stefen Chow não foi diferente e "The Play Project" surge das memórias da "energia que libertava nos parques de Singapura" onde cresceu. Em entrevista ao P3, Stefen Chow disse que reparou, enquanto crescia, que os adultos se focalizavam no lado tangível da vida e não nesses momentos de simplicidade. O site que construiu para "The Play Project" vem na mesma linha do que construiu anteriormente para o projecto "The Poverty Line", que implica elevada interactividade com o espectador, propondo uma espécie de navegação pelos diversos espaços fotografados. As fotografias são tiradas de uma perspectiva vertical, feitas a partir de um drone construído propositadamente para fazer voar a sua Nikon Coolpix A. "Escolhi esta perspectiva porque raramente vemos os parques deste modo. Antes da introdução e massificação dos drones, ninguém se atreveria a realizar este projecto a partir de um helicóptero devido à altura dos prédios circundantes e à baixa altitude necessária para fotografar. É de algum modo uma perspectiva nova mas algo familiar. Pretendia também captar o espaço envolvente: o desenho urbano, os padrões e a teia de uma cidade-estado que é uma das mais densamente populadas do mundo." Em colaboração com a sua esposa e companheira de trabalho Lin Hui-Yi está ainda no processo de fotografar cem dos 1500 parques infantis que existem em Singapura. "[Fotografar] um ou dez parques não seria suficiente. Como se de um levantamente científico se tratasse, é necessário recolher uma amostra significativa antes de compreender algo ou como algo funciona." A sua amostra aproxima-se dos 10% da totalidade de parques disponíveis em Singapura. "Seriam necessários muito mais do que 1500 parques para que todas as crianças pudessem desfrutar de um espaço seguro e acolhedor para brincar e crescer" observou. Stefen Chow reside entre Pequim e Singapura e é considerado pela Nikon um dos melhores fotógrafos da Ásia. Ganhou em 2013 o segundo prémio da categoria de Retrato do World Press Photo de 2013, já expôs o seu trabalho no Centro Internacional de Fotografia de Nova Iorque, na Galerie Huit, em Arles e no Museu de Arte de Singapura. Já publicou trabalho na Geo Magazine, Fortune Magazine, Wall Street Journal, Smithsonian, Time e The Guardian. Ana Maia