Varoufakis diz que Espanha corre o risco de acabar como a Grécia

Para o ex-ministro das Finanças grego, "o plano de Schäuble é impor a troika em todo o lado".

Foto
Varoufakis: "O que aconteceu na Grécia é um golpe de Estado” REUTERS/Alkis Konstantinidis

Em entrevista publicada na edição deste domingo do diário espanhol El País, Varoufakis considera que o terceiro resgate à Grécia "está desenhado para fracassar" e que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, "nunca esteve interessado em chegar a um acordo que possa funcionar", senão em "redesenhar a zona euro", e acrescenta que parte desse plano é "a saída da Grécia" da mesma.

Na sua opinião, "o Grexit vai ser usado para criar o medo necessário em Madrid, Roma e Paris" e "o plano de Schäuble é impor a troika em todo o lado". "Em Madrid e em Roma, mas especialmente em Paris."

Para o antigo ministro helénico, "o que aconteceu na Grécia é um golpe de Estado: a asfixia de um país através de restrições de liquidez". O resultado, acrescentou, "é o mesmo que ter derrotado um governo ou tê-lo forçado a derrotar-se a si próprio".

"Os espanhóis têm de olhar para a sua situação económica e social e ver o que o seu país necessita, independentemente do que se passa na Grécia ou onde quer que seja. O perigo de se tornar numa Grécia mantém-se e será uma realidade se se repetirem os mesmos erros que lhe foram impostos", adiantou.