Aprender a ser arquitecto na Índia
Tiago Atalaia foi um dos distinguidos do Prémio Estágios, promovido pela OASRS. Com fotografias da sua experiência no Studio Mubai Architects, em Nagaom, impressionou o júri por, entre outras coisas, “ter revelado e aproveitado o potencial transformador do estágio”. Aqui fica um excerto da proposta
"Frente a um extenso espelho de água, de uma propriedade localizada no Sul da Índia, na região de Kerala, presencio no seu reflexo a construção de uma casa de férias, envolvida pela típica flora local. As cor verdejantes e douradas de uma paisagem pós-monção combinam harmoniosamente com as texturas e com os materiais utilizados no edifício.
Sobre um embasamento granítico, erguem-se as paredes estruturais de tijolo maciço, revestidas tanto interior como exteriormente por uma camada de IPS, de tonalidade creme.
Os vãos, desenhados com diferentes dimensões e proporções, por necessidade de iluminação natural e de enquadramento na paisagem, são emoldurados com elegantes caixilhos de TeakWood e com rede de cobre anti-mosquito. Numa cota mais elevada, pousa uma simples cobertura sobrevestida por longas de folhas de cobre.
Na sua realidade intrínseca, surgem espaços íntimos e confortáveis, diferenciados sensorialmente entre si e comunicantes de forma generosa com a natureza que os rodeia.
Esta cuidadosa consideração do espaço e o diálogo colectivo entre materiais, aptidões tradicionais e técnicas de construção locais, caracterizam a filosofia de trabalho dos Studio Mumbai Architects.
Foi neste prisma que me vi a ser moldado, absorvendo o espírito de fabrico tradicional, com dura atenção ao enquadramento e emergindo tal e qual um novo material — misto do técnico e do ingénuo, um alicerce no qual assenta uma estrutura cultural e funcional."