Matthias Brändle é o novo recordista da hora por 737 metros
Ciclista austríaco superou marca que Jens Voigt tinha conseguido há 43 dias.
Brändle pedalou 51,852 quilómetros no velódromo de Aigle, na Suíça, uma instalação que pertence à União Ciclista Internacional (UCI). “Percebi após 30 minutos que ia ter sucesso. Os primeiros minutos foram fáceis e depois quis ser muito mais rápido. A meio, as coisas começaram a ser mais difíceis e comecei a sentir dor”, explicou o austríaco. “Estou muito satisfeito com a maneira como as coisas correram”.
Voigt (43), quase 20 anos mais velho do que Brändle, tinha percorrido 51,115 km na sua tentativa, efectuada igualmente na Suíça, mas em Granges. O alemão, que terminou então a sua carreira no ciclismo profissional, superou na altura a marca do checo Ondrej Sosenka, que em 2005, em Moscovo, fez 49,700 km. Antes deste, o último recorde ratificado pela UCI pertenceu ao britânico Chris Boardman (49,441 km, em 2000).
Este recorde é a entrada mais marcante no currículo de Brändle desde que se tornou profissional em 2009. Campeão austríaco de contra-relógio três vezes, incluindo este ano, venceu também nesta época duas etapas na Volta a Grã-Bretanha.
O renovado interesse no recorde da hora foi impulsionado pela recente clarificação das regras sobre o equipamento legítimo para o tentar. Grandes especialistas de contra-relógio como Fabian Cancellara e Tony Martin poderão tentar apoderar-se do recorde nos próximos tempos e Bradley Wiggins, actual campeão mundial da especialidade, já afirmou o desejo de o conseguir.