BMW Art Car Collection, um carro como tela

Andy Warhol, BMW M1 (1979) Andy Warhol, BMW M1 (1979)
Fotogaleria
Andy Warhol, BMW M1 (1979) Andy Warhol, BMW M1 (1979)

São mais de 40 anos da BMW Art Car, um desafio lançado a várias gerações de artistas — uma lista já com 17 nomes que têm vindo a converter novos modelos BMW. De Andy Warhol a Olafur Eliasson, de Frank Stella a Roy Lichtenstein, os encontros entre a engenharia teutónica e sensibilidades internacionais. Estão agora reunidos num livro editado pela Hatje Cantz (com cerca de 200 páginas, 148 imagens e uma caixa de protecção concebida pela Schmid+Widmaier Design; capa criada por Jeff Koons). O primeiro "art car" aconteceu em 1975 quando o piloto Hervé Poulain, juntamente com Jochen Neerpasch, então director da BMW Motorsport, pediu ao amigo e artista Alexander Caulder para personalizar o BMW 3.0 CSL com que iria disputar as 24 Horas Le Mans. Eleita a viatura favorita pelo público, foi nesse momentos que nasceu a BWM Art Car Collection.

Cesar Manrique, BMW 730i (1990)
Cesar Manrique, BMW 730i (1990) Cesar Manrique, BMW 730i (1990)
Roy Lichtenstein, BMW 320i (1977)
Roy Lichtenstein, BMW 320i (1977) Roy Lichtenstein, BMW 320i (1977)
David Hockney, BMW 850 (1995)
David Hockney, BMW 850 (1995) David Hockney, BMW 850 (1995)
Andy Warhol, BMW M1 (1979)
Andy Warhol, BMW M1 (1979) Andy Warhol, BMW M1 (1979)
Robert Rauschenberg, BMW 635 CSi (1986)
Robert Rauschenberg, BMW 635 CSi (1986) Robert Rauschenberg, BMW 635 CSi (1986)
Jeff Koons, BMW M3 GT2 (2010)
Jeff Koons, BMW M3 GT2 (2010) Jeff Koons, BMW M3 GT2 (2010)
Ken Done, BMW M3 (1989)
Ken Done, BMW M3 (1989) Ken Done, BMW M3 (1989)
A.R. Penck, BMW Z1 (1991)
A.R. Penck, BMW Z1 (1991) A.R. Penck, BMW Z1 (1991)
Ernst Fuchs, BMW 635i (1982)
Ernst Fuchs, BMW 635i (1982) Ernst Fuchs, BMW 635i (1982)