Telefónica vende filial checa ao grupo PPF

Empresa espanhola receberá 2467 milhões de euros.

Foto
Telefónica iniciou operações na República Checa em 2005 Susana Vera/Reuters

Numa nota remetida à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV), a empresa espanhola explica que do valor total 2063 milhões de euros serão pagos inicialmente no fecho da transacção e 404 milhões de euros durante os próximos quatro anos.

Antes de realizar a transferência de acções a Telefónica -- que controla actualmente 70,8% da sua filial checa - ainda receberá 260 milhões de euros de dividendos.

Uma vez executada a operação, a PPF deverá lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) obrigatória pelo resto de acções, ainda que a Telefónica mantenha uma participação de 4,9% na companhia onde permanecerá como parceiro industrial e comercial durante um período de quatro anos.

A empresa espanhola destaca o efeito positivo da operação na redução do nível de endividamento do grupo num total de cerca de 2685 milhões de euros (o preço pago pela PPF mais os dividendos).

Desta forma, a operação permite à Telefónica acelerar o seu processo de desalavancagem e cumprir o objectivo de dívida estabelecido para finais deste ano.

Depois da operação, a Telefónica República Checa mudará a sua denominação social, mas continuará a utilizar a marca comercial Ou2 durante um período máximo de quatro anos.

“Num ano decisivo para o seu processo de transformação, a Telefónica continua a executar com êxito o seu objectivo estratégico de aumentar a flexibilidade financeira e focar-se em reforçar as operações dos seus mercados mais relevantes”, refere a nota.

A Telefónica iniciou operações na República Checa em 2005 onde opera com a marca comercial Ou2 tanto na República Checa como na Eslováquia.

Em Junho de 2013 contava com 9,3 milhões de clientes.