Falta de material interrompe tratamentos dentários no Hospital de São José

Unidade devolveu valor pago em taxas moderadoras aos utentes que ficaram com os cuidados interrompidos.

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A administração do hospital admite que se tem deparado com “constrangimentos na reposição de stockEnric Vives-Rubio
A denúncia partiu de uma funcionária hospitalar, que não quis ser identificada, mas a situação acabou por ser confirmada à agência Lusa pela administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), ao qual pertence o Hospital de São José.

O CHLC confirmou à Lusa que, “pontualmente, tem havido alguns constrangimentos na reposição de stock devido a questões procedimentais, o que tem gerado algumas disfunções no normal funcionamento assistencial de estomatologia”.

Os procedimentos em causa devem-se à “aplicação das actuais regras que regulamentam a aquisição de materiais”, adiantou a unidade hospitalar.

A falta de material estará a impedir tratamentos que, segundo a mesma fonte anónima, são obrigatórios para doentes que vão ser sujeitos a operações como ao coração.

Sobre a devolução das taxas moderadoras aos utentes que ficaram sem o tratamento completo, a administração do CHLC explicou que “sempre que há suspensão de tratamento e que a causa dessa interrupção seja da responsabilidade exclusiva da instituição de saúde que presta os respectivos cuidados, o utente tem direito ao reembolso da taxa moderadora”.

A Lusa tentou falar com o responsável pela Estomatologia do Hospital de São José, Francisco Proença, que se recusou a qualquer esclarecimento, remetendo o assunto para o gabinete de comunicação do CHLC.