Doze distritos com aviso amarelo devido ao calor
Cerca de 20 concelhos do norte e centro do país em risco máximo de incêndio.
O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, foi accionado quando se prevêem temperaturas máximas de 38 graus nos distritos de Évora e Beja e de 36 graus nos de Leiria e Castelo Branco.
Segundo o IPMA, os avisos vão estar activos entre as 01h00 deste domingo e as 21h59 de segunda-feira em Setúbal e Évora. Os avisos estão activos entre a 1h00 e as 18h59 deste domingo em Beja e entre as 12h00 e as 18h59 deste dia em Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto. Para os distritos de Braga e Vila Real, os avisos amarelos estão activos entre a 1h00 de domingo e as 21h59 de segunda-feira. Em Viana do Castelo, o aviso está activo entre a 1h00 e as 21h59 deste domingo.
Risco de incêndio
Cerca de 20 concelhos do norte e centro do país apresentam risco máximo de incêndio e quase todo o continente mostra risco muito elevado devido às elevadas temperaturas, informa o IPMA.
O risco mais grave localiza-se nas zonas mais interiores dos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém.
Às 08h15 deste domingo, o site da Autoridade Nacional Protecção Civil registava apenas um grande incêndio activo, situado em Macedo de Cavaleiros, Bragança, mas no sábado aquela autoridade registou 181 fogos, que foram combatidos por mais de 3100 operacionais e por 850 veículos.
O IPMA prevê para céu geralmente limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde e vento fraco a moderado.