Estudantes podem "fazer a diferença" com programas de voluntariado internacional

Nestas férias de Verão, os jovens entre os 18 e os 30 anos têm oportunidade de fazer voluntariado em diversos países

Foto
Wessex Archaeology/Flickr

O programa Campos de Trabalho Internacionais (CTI) está a disponibilizar acções de voluntariado e intercâmbio para os meses de Verão, durante cerca de 15 dias. As inscrições já estão abertas e os jovens têm a oportunidade de viajar para outros continentes para desenvolver projectos ligados à Arqueologia, Restauro e Ambiente.

Para concorrer aos CTI, os jovens devem residir em território nacional e ter entre 18 e 30 anos. O programa cobre as despesas com alojamento, alimentação e seguro dos voluntários. No entanto, as viagens de deslocação entre os campos e Portugal são asseguradas pelos próprios jovens, que têm também de pagar uma caução de 25 euros.

Os candidatos devem entregar o formulário de inscrição até dia 30 de Setembro, nos serviços do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), ou na sede do IPDJ, em Lisboa.

Connection: neste Verão, "deixa o sofá"

A AIESEC Portugal, uma organização mundial gerida por estudantes, oferece, também, a alunos que se quiserem candidatar, a oportunidade "de se tornarem cidadãos globais e adquirirem a experiência e as competências relevantes para, no futuro, mudarem o mundo", através do programa "Connection".

As inscrições estão abertas até meados de Maio e são dirigidas a jovens entre os 18 e os 30 anos. Os estágios têm um valor de 100 euros e duram cerca de 6 a 8 semanas.

O programa divide-se em três modalidades: Educação (Brasil, Índia e Polónia), NGO Management (Brasil e Índia) e Saúde (Moçambique), para desenvolver conhecimentos no tratamento de doenças (sida) e ajudar, assim, a comunidade.

Para participar, os jovens devem ter "auto-conhecimento, capacidade de adaptação, compreensão interpessoal, orientação para resultados e pró-actividade".

Sugerir correcção
Comentar