Art Nature Fest: jovens artistas em voluntariado

Mais de 40 jovens artistas trabalharam de forma voluntária, sem orçamento ou fins lucrativos neste festival que decorre, neste fim-de-semana, em Ponte de Lima

Foto
DR

Pintura, escultura, vídeo, fotografia, "land art", música, instalações, e muito mais. A arte desceu ao campo, mais precisamente a Ponte de Lima, e ainda por cima com materiais reciclados ou retirados da natureza.  

 

A primeira edição do Art Nature Fest, durante este fim-de-semana, reúne mais de mais de 40 jovens artistas, nacionais e internacionais, que trabalharam de forma voluntária, sem orçamento ou fins lucrativos, sobe um único lema: explorar a relação entre Humanidade e Natureza.

Foto
A Quinta do Arquinho acolhe a primeira edição do festival

 

Foto
O Art Nature Fest é dos primeiros festivais de arte em Ponte de Lima

Em declarações ao P3, Nuno Velho, um dos fundadores da Plataforma Independente, um colectivo de artistas de Ponte de Lima que organiza o festival, desvaloriza a falta de apoios: “Só é preciso que os artistas façam os trabalhos, o resto resolve-se". "Claro que o dinheiro faz falta", prossegue, "mas se os artistas não acreditassem no projecto, não tínhamos mais de 40 a participar no festival." Isto, porque, segundo o mesmo, mais importante é mesmo divulgar a arte em zonas do país onde ela está esquecida. 

 

Para a realização deste evento, a Plataforma Independente contou com o apoio logístico da Comunidade Artística Limiana (CAL), com quem colaboram frequentemente, e da Junta de Freguesia de Arcozelo. No entanto são os próprios artistas que financiam as criações.

 

“Tomamos café, metemos uma moedinha, e sai dinheiro para cola”, explica Bia Esteves, da Plataforma, “Temos uma maquina de café, e quando tiramos um pomos dinheiro numa caixa, e com o que vamos juntando compramos o material”. 

 

Para além dos artistas da Plataforma, o Art Nature Fest conta ainda com a presença de muitos convidados, vindos do Porto, Coimbra, Galiza, Braga, entre outros. E todos os dias vão chegando mais confirmações. Paralelamente à mostra de arte, o evento conta ainda com várias performances, concertos, "workshops", um "streetmarket", venda de comida vegetariana, entre outras atracções.  

 

O festival decorre nos dias 22, 23 e 24 de Março, na Quinta do Arquinho, em Arcozelo, Ponte de Lima. A entrada é livre, à excepção do sábado à noite. As inscrições para os "workshops" são também gratuitas, e estão abertas no evento do Facebook

Sugerir correcção
Comentar