Twitter compra serviço de música wearehunted.com
Depois de notícias, fotografias e vídeos, a rede social de microblogging vai ter uma aplicação totalmente dedicada à música.
O wearehunted.com foi criado em 2007, em Brisbane, na Austrália, por Stephen Phillips, Richard Slatter e Michael Doherty, com o apoio do empresário australiano Graeme Wood. O projecto pretendia reunir num único serviço a possibilidade de procurar, ouvir e partilhar o que de mais recente se estava a fazer no mundo da música. Encerra agora os seus serviços, mas promete com o Twitter continuar a criar serviços que vão “deliciar” os utilizadores.
No lugar da página de abertura do site está agora uma nota de agradecimento à equipa que tornou possível o wearehunted.com e a confirmação que o serviço vai ser encerrado e em breve fará parte da equipa do Twitter. Não são avançados pormenores sobre a parceria. Apenas é sublinhado: “Não há dúvida que o Twitter e a música estão bem juntos”.
Aos utilizadores é confirmado que o serviço vai ser encerrado e como tal também as suas contas.
Do lado do Twitter, pouco foi também adiantado. Um porta-voz do serviço de microblogging na Austrália confirmou a aquisição, mas não comentou se a acção faz parte dos planos da empresa de ingressar na indústria musical, refere a agência local AAP. Além desta informação, o único sinal de que há agora uma ligação entre o Twitter e a música é a criação na quinta-feira da hashtag #music no recém lançado music.twitter.com.
O site All Things Digital avançou na quinta-feira, citando fontes próximas do acordo entre o Twitter e o wearehunted.com, que a aplicação deverá ser lançada ainda esta sexta-feira ou no fim-de-semana. O All Things Digital antecipa ainda alguns pormenores da app. Ao utilizador será sugerido um artista ou uma música com base em dados recolhidos da sua conta. Aos utilizadores será dada ainda a possibilidade de ouvir música através de serviços como o iTunes ou o Soundcloud, ou ver vídeos a partir do Vevo.
O rumor da aquisição pelo Twitter de um serviço de música tem-se arrastado desde o ano passado. A rede social vem reforçar assim as ofertas aos utilizadores, depois de ter apostado na partilha de notícias, fotografias e vídeos.
Desde que foi criado, em 2006, o Twitter faz parte da rotina de perto de 200 milhões de utilizadores, que enviam, em média, por dia, 400 milhões de tweets.