Gana vence com golo de Atsu e vai defrontar Cabo Verde
Os ganeses derrotaram o Níger por 3-0 e venceram o Grupo B da CAN 2013.
Em Port Elizabeth, na África do Sul, o Gana apenas precisava de um empate para garantir o apuramento, mas acabou por conseguir o triunfo que garantia a vitória no grupo. O primeiro golo do jogo surgiu logo aos seis minutos, marcado por Asamoah Gyan, um dos jogadores mais consagrados da selecção ganesa. O avançado do Al Ain, equipa dos Emiratos Árabes Unidos, fez o segundo golo na competição.
Gyan, capitão do Gana, estaria mais uma vez em destaque aos 23 minutos, quando fez a assistência para o segundo golo da partida, apontado pelo portista Christian Atsu.
O domínio dos ganeses manteve-se na segunda parte e, apenas quatro minutos após o recomeço, John Boye fez o terceiro golo, aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes do Níger.
Com esta vitória, o Gana terminou o Grupo B com sete pontos (duas vitórias e um empate) e vai defrontar no próximo sábado, em Port Elizabeth, nos quartos-de-final, a selecção de Cabo Verde.
Para além dos ganeses, também o Mali assegurou a qualificação para a próxima fase. Os malianos defrontaram em Durban o Congo, num jogo onde quem vencesse garantia o apuramento.
Logo aos três minutos, na conversão de uma grande penalidade, o avançado do Anderlecht Dieumerci Mbokani colocou os congoleses na frente, mas 11 minutos mais tarde, Mamadou Samassa, jogador do Chievo, restabeleceu a igualdade, resultado que se manteve até final e garantiu ao Mali o segundo lugar do Grupo B.
Os malianos, vão agora defrontar nos quartos-de-final a anfitriã África do Sul, um jogo que será disputado no próximo sábado, em Durban.