Filmes Tabatô, de João Viana, e Um Fim do Mundo, de Pedro Pinho, seleccionados para Berlim

Curta-metragem de Viana, que concorre ao Urso de Ouro, passa-se na Guiné Bissau.

Foto
A curta "A Piscina", de João e Iana Viana

Tabatô, de João Viana, integra a competição oficial de curtas-metragens, em luta pelo Urso de Ouro, enquanto Um Fim do Mundo, de Pedro Pinho, foi seleccionado para a secção Generation. A 63.ª edição do festival de Berlim decorrerá de 7 a 17 de Fevereiro, tendo sido divulgada agora a programação daquelas duas secções.

Da competição de curtas-metragens fazem parte 27 filmes, oriundos de 20 países, e o júri integra o realizador espanhol Javier Fesser, a autora sul-coreana Hong Hyosook e a curadora alemã Susanne Pfeffer.
 
Sobre Tabatô, João Viana explicou que “é um filme passado numa aldeia de músicos, no centro da Guiné-Bissau, uma aldeia assim mítica”, que ficou a conhecer através de um músico alemão. João Viana, nascido em Angola em 1966, compete pela primeira vez em Berlim e é autor das curtas Alfama, que competiu em Clermont-Ferrand, e A Piscina (com Iana Viana), seleccionada para Veneza, além do vídeo A Verdade Inventada, sobre Manoel de Oliveira.

 Actualmente prepara o filme A Batalha de Tabatô, também passada na Guiné-Bissau.

 Quanto a Um Fim do Mundo, filme a preto e branco que será exibido em estreia mundial em Berlim, a organização explica que é um projecto colectivo, ainda que assinado por Pedro Pinho, sobre “um dia na vida de adolescentes, num subúrbio de Lisboa”.

Em 2011, João Salaviza conquistou o Urso de Ouro em Berlim, com a curta-metragem Rafa. Miguel Gomes venceu, no mesmo festival, os prémios da crítica e da inovação com a longa-metragem Tabu.