Para o editor da revista, Jes Bickham, a escolha de Batman, personagem criada em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, não foi uma surpresa, uma vez que o considera “o super-herói mais cool e interessante alguma vez criado”.
“O Batman não tem super poderes, ele consegue tudo com a sua mente, a sua inteligência e as suas capacidades físicas. Ele é sombrio, conflituoso e trágico”, disse ao The Guardian Jes Bickham, explicando que é esta personagem, o alter ego do milionário Bruce Wayne, que tem o melhor disfarce e as melhores ferramentas.
O editor da Comic Heroes destaca ainda que o Batman é o herói que tem os vilões mais estranhos e assustadores. “É uma cavalgada pela criminalidade sem precedentes na banda desenhada moderna.”
Na lista surgem ainda Wolverine (dos X-Men), Judge Dredd (interpretado no cinema por Stallone), Tintin, Capitão América, Mulher Maravilha, The Spirit e O Coisa (do Quarteto Fantástico).
Já em 2008, a Empire fez um ranking de super-heróis, encabeçado pelo Super-Homem, seguido do Batman e de John Constantine, o exorcista criado por Alan Moore.
Este mês, uma cópia da edição de número 27 da BD Detective Comics, famosa por ter a primeira aparição de Batman, e que foi originalmente comprada em 1939 por dez centavos, foi leiloada por 523 mil dólares (aproximadamente 388 mil euros).