BD portuguesa nos EUA

Foto

Pedro Moura, criador do blogue LerBD (um blogue convidado do PÚBLICO) e do programa de televisão VerBD, organizou uma exposição de banda desenhada para a Second Street Gallery, em Charlottesville, Virgínia, EUA, em colaboração com artista americano Warren Craghead III. "Impera et Divide" abriu a 6 de Março e o português André Lemos é um dos convidados.

"Impera et Divide" surge depois da exposição "Divide et Impera" também organizada por Pedro Moura para a 18ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Foi nessa altura que Moura e Warren, um dos artistas convidados para a exposição da Amadora, decidiram "reescrever a ideia original da exposição e apresentá-la nos Estados Unidos", explica Moura no seu blogue, lerbd.blogspot.com.

Além de André Lemos, a lista de autores inclui Frédéric Coche, Fábio Zimbres, Ilan Manouach, Aerim Lee (que também faziam parte da exposição original) e Andrei Molotiu.

Pedro Moura, através da sua editora Montesinos, apresentou o livro das duas exposições, "Divide et Impera". Publicado em inglês no dia 6 de Março, na exposição nos EUA, inclui excertos dos trabalhos dos vários autores e um pequeno ensaio chamado "The Surf and the Face of the Comics to Come".  André Lemos também aproveitou a sua ida aos Estados Unidos para lançar um novo livro. "An Amazing And Epic Journey Of A Portuguese Artist Trying To Meet The Refreshing And Brand New Dogwood Festival's Queen" teve uma edição limitada de 50 cópias e será vendido apenas na exposição. O artista português tem estado ocupado nos Estados Unidos e foi convidado pela direcção de uma galeria de Charlottesville, The Bridge, para fazer um mural no exterior do edifício. As fotos da pintura do mural foram colocadas no blogue criado por Warren para a cobertura de "Impera et Divide", imperaetdivide.blogspot.com.          

Sugerir correcção
Comentar