A primeira homilia do padreSeymour Hoffman refere-se aoassassinato do presidente Kennedy,"sucedido no ano passado", mas oambiente de "Dúvida" lembra menosos anos 60 dos que os anos 50. Os dosenador McCarthy, e todos os filmes epeças teatrais ("Dúvida" tambémparte de uma peça do próprioShanley) que se fizeram em parábolada "caça às bruxas" do senador. A"bruxa", aqui, é "moderna" (apedofilia), mas no fundo éirrelevante, como irrelevante é ahipotética culpabilidade dapersonagem do padre: o que Shanleyfilma é a convicção irracional e asanha persecutória da personagemde Meryl Streep (por sua vez umaespécie de "bruxa", bastantearrepiante). Há uma austeridade(totalmente justificada) no tom de"Dúvida", mas fica por decidir se é oproduto de uma opção estilísticadeliberada ou, como algumas cenasdeixam desconfiar, o resultado de umacademismo a precaver os seuslimites.
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