Burmester, Laginha e Sassetti de novo juntos em Lisboa e em Santa Maria da Feira
Os três pianistas actuarão dias 4 e 5 de Outubro no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, pelas 21h00, e dia 7 no Europarque, em Santa Maria da Feira, pelas 22h00, anunciou hoje a promotora Incubadora d'Artes. Segundo a mesma fonte, "além das composições escolhidas de cada um dos reportórios, os três músicos irão tocar composições novas".
A primeira vez que os três pianistas tocaram juntos foi em Novembro passado, num único concerto no Grande Auditório do CCB, que esgotou a sua lotação.
Em palco vão estar três pianos tocando cada pianista, a solo, em duo e em trio.
Burmester, Laginha e Sassetti têm formação clássica e de jazz
O encontro entre Laginha e Burmester deu-se no início da década de 90, com a formação de um duo que interpretava obras de compositores de finais do século XIX e século XX, tendo surgido, em 1994, o álbum "Duetos", gravado ao vivo no Centro Cultural de Belém.
Em 1999, durante o Festival Jazz em Agosto, na Gulbenkian, Mário Laginha e Bernardo Sassetti estrearam um projecto que viria a ganhar contornos mais só lidos, nomeadamente com a gravação de dois discos, um 2003 e outro em 2004.
O músico e compositor Mário Laginha terminou o curso superior de piano do Conservatório Nacional, colaborou com Maria João, Mário Barreiros, Alexandre Frazão, entre outros, e deu concertos em todos os continentes, cruzando as influências clássicas com o jazz. Laginha editou este ano o seu primeiro álbum a solo.
Bernardo Sassetti, que já passou por várias formações nacionais, começou por estudar piano clássico, mas converteu-se ao jazz, tendo colaborado em projectos de Guy Barker, Curtis Fuller, Benny Golson e Paquito D´Rivera, entre outros, e composto para as bandas sonoras dos filmes "O talentoso Mr. Ripley", "A Costa dos Murmúrios" e "Alice".
Com passagem por importantes festivais nacionais e internacionais, Pedro Burmester estudou piano no Conservatório do Porto, afirmou-se no panorama clássico em Portugal e gravou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, tendo ainda e ditado álbuns com as suas interpretações de obras de Bach, Schumann, Schubert e Chopin.