Jorge Sampaio considera que a Cultura é fundamental na qualificação dos portugueses

Foto
O grande prémio de Romance e Novela da APE já distinguiu 20 autores de língua portuguesa DR

Sampaio lançou um apelo para que "se faça da cultura, da educação e da ciência os grandes pontos de apoio em que o nosso desenvolvimento deve assentar".

O Grande Prémio de Romance e Novela, no valor de 15 mil euros, foi entregue hoje a Vasco Graça Moura pelo seu mais recente romance, "Por Detrás da Magnólia".

A entrega decorreu pela primeira vez no Palácio de Belém. Habitualmente o prémio é entregue em Tróia (Grândola), mas o Chefe de Estado tinha manifestado o interesse de antes do final do seu mandato receber esta cerimónia na Presidência da República.

O presidente da associação portuguesa de escritores (APE), Manuel Mendes, elogiou Jorge Sampaio que, mesmo com "sacrifício da vida própria", acompanhou todos os momentos da APE e daí esta o ter feito sócio honorário.

Manuel Mendes afirmou que este prémio vem distinguir o trabalho em prosa de Vasco Graça Moura para o qual "nem sempre houve um olhar sério e atento".

A porta-voz do júri, Teresa Martins Marques, disse que a escolha do romance "teve em conta o tema, a estrutura, o fôlego romanesco, a criação de ambientes e personagens, o poder narrativo e descritivo, o diálogo, a qualidade da escrita e o pendor literário revelados com excelência" nesta obra editada pela Quetzal.

"Procurei fazer um trabalho de escrita muito atento à língua portuguesa, o que aliás, não me livrou de dois ou três lapsos, de que me penitencio e que tenciono corrigir" disse o premiado.

Vasco Graça Moura disse ainda que em "Por Detrás da Magnólia" procurou que o leitor assistisse a uma história que atravessasse várias épocas decorrendo "fundamentalmente num tempo e num espaço concretamente portugueses e coerentemente reconhecíveis como tais".

"Procurei que a narrativa e o seu desenvolvimento tivessem princípio, meio e fim, e que houvesse uma grande clareza de exposição e uma procurada simplicidade de estilo, mesmo quando eram obscuras ou dúbias as motivações das personagens" ou quando havia mudanças "impostas pelas situações e pelas atmosferas", revelou.

A terminar, o premiado fez um conjunto de agradecimentos - nomeadamente aos seus editores, ao júri e ao Presidente da República que, ao abrir as portas do Palácio de Belém para a entrega deste prémio, "potencia extraordinariamente a dignidade da distinção e coroa, de modo muito tocante, uma relação de amizade de mais de quatro décadas" com Jorge Sampaio.

O grande prémio de Romance e Novela da APE foi instituído em 1982 tendo já distinguido 20 autores de língua portuguesa.

"Por Detrás da Magnólia", editado o ano passado, foi escolhido por voto maioritário do júri.