PS anuncia candidaturas de João Soares para Sintra e Alberto Antunes para Almada

Foto
PUBLICO.PT

O deputado do PS João Soares foi presidente da Câmara de Lisboa entre 1996 e 2001, tendo sido derrotado por Pedro Santana Lopes, enquanto Alberto Antunes, também actualmente deputado socialista, desempenhou as funções de governador civil de Setúbal durante os governos de António Guterres, entre 1995 e 2002.

Jorge Coelho adiantou ainda que o PS apresentará as candidaturas de Francisco Assis à presidência da Câmara do Porto a 11 de Maio e a de Manuel Maria Carrilho à autarquia de Lisboa a 3 de Junho.

Em declarações à Lusa, o coordenador do PS para as eleições autárquicas afirmou que o partido já escolheu "270 candidatos a presidentes de câmaras, número que corresponde a cerca de 70 por cento do total". "Por decisão pessoal, cerca de 15 candidatos serão escolhidos apenas no início de Maio, estando nestes casos aqueles que concorrerão pelos municípios de Cascais, Oeiras e Gondomar", adiantou Jorge Coelho.

Em relação a coligações para as eleições autárquicas, o coordenador da Comissão Permanente socialista referiu não estar previsto qualquer acordo com o CDS-PP, como aconteceu nas autárquicas de 2001 na Madeira, e recusou-se a comentar o actual estado das negociações com o PCP em relação a Lisboa.

No entanto, Jorge Coelho advertiu que o PS "tem um candidato forte para a Câmara de Lisboa [Manuel Maria Carrilho] que possui sérias condições de condições de ganhar, independentemente de haver ou não coligação de esquerda". "Mesmo assim, para Lisboa, seria muito positivo que se concretizasse um entendimento com o PCP, incluindo também o Bloco de Esquerda", acrescentou o coordenador da Comissão Permanente do PS.

Em relação ao processo político dos socialistas para as eleições autárquicas, Jorge Coelho referiu que a campanha nacional terá como lema "Nova ambição, vencer de novo", e que debaterá a 29 e 30 deste mês, no Porto e em Lisboa, respectivamente, o manifesto nacional do partido para o próximo acto eleitoral.

No dia 29, no Porto, além de Jorge Coelho discursarão os ministros da Saúde, Correia de Campos, da Cultura, Isabel Pires de Lima, o secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o dirigente socialista Miranda Calha e o candidato do PS à presidência da Câmara do Porto, Francisco Assis.

Na sessão de Lisboa, dia 30, são esperadas as intervenções do ex- comissário europeu António Vitorino, dos ministros da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, do dirigente do PS Carlos Zorrinho, e do candidato à presidência da câmara da capital, Manuel Maria Carrilho.

Ainda segundo o programa da direcção do PS, os candidatos socialistas a presidentes de câmaras serão apresentados a 25 de Junho, durante um encontro nacional, terminando as iniciativas de pré-campanha com a realização de uma Convenção Nacional Autárquica a 10 de Setembro, no Porto.

Sugerir correcção
Comentar