Poluição: ministro do Ambiente assina amanhã protocolo internacional de cooperação
Incluídos no projecto estão a NASA - qgência espacial norte-americana, o Centro português para a Prevenção da Poluição (C3P), a British Aerospace Systems (BAE Systems), a Welding Institute (TWI) - técnicas de soldadura, a TAP, as OGMA e a Associação Portuguesa das Indústrias do Sector Eléctrico e Electrónico (Animee).
Segundo nota do ministério recebida pelo PUBLICO.PT, o protocolo visa a "troca de informação técnica relativa à prevenção da poluição, à redução e dos compostos orgânicos voláteis e à interdição da perigosa soldadura com chumbo, de acordo com directivas comunitárias".
No âmbito do protocolo, serão transferidas para o C3P - centro que identifica soluções alternativas para os materiais poluentes e divulga a existência destas junto das empresas - "tecnologias e soluções já testadas e no mercado".
O C3P, formado pelo Instituto de Engenharia e Gestão Industrial, pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e pela empresa ITB (International Trade Bridge), é presidido pelo general da Força Aérea Pelágio Castelo Branco. Como associação privada sem fins lucrativos, é a entidade escolhida pela NASA para coordenar, a nível nacional e europeu, a aplicação dos seus projectos de prevenção da poluição da indústria.
Na cerimónia de assinatura, em Lisboa, estarão presentes Amílcar Theias, o embaixador dos Estados Unidos, a embaixadora do Reino Unido e Olga Dominguez, directora de Sistemas e Ambiente da NASA.