Detectadas 21.965 notas falsas durante primeiro semestre de vida do euro

Foto
A nota mais falsificada é a de 50 euros, com 14.307 exemplares detectados João Abreu Miranda/Lusa

Este valor "representa menos de sete por cento do número de falsificações de moedas nacionais registado no mesmo período do ano passado pelos bancos centrais nacionais da Zona Euro", informa o BCE em comunicado.

A instituição bancária central alerta, porém, que apesar de o número de "contrafacções do euro até ao momento ser bastante reduzido", registou-se recentemente "um aumento ligeiro da actividade".

"A qualidade dos euros falsificados é geralmente má. Salvo algumas excepções, estas operações são feitas por amadores", indica ainda o comunicado.

A Europol indicou ter recenseado mais de 400 casos de falsificação de euros e ter detido, durante o primeiro semestre deste ano, 116 pessoas responsáveis pela fabricação ou distribuição de moeda falsa. "O número total de casos é muito inferior às previsões dos investigadores", sublinha a polícia europeia.

O Eurosistema, que reúne o BCE e os doze bancos centrais nacionais dos países da Zona Euro, está a acompanhar os casos em através da Europol", tendo inclusivamente criado um Centro de Investigação da Contrafacção de Moeda.

Sugerir correcção
Comentar