Há exactamente um ano...

Foto
Arafat e Peres foram recebidos, separadamente, por Jorge Sampaio Inácio Rosa/Lusa

A Internacional Socialista – organização que integra 140 partidos, no Governo e na oposição e presidida pelo ex-primeiro-ministro português António Guterres – convidou figuras ilustres para a sua reunião.

Lisboa acabou por ser palco de um encontro entre o chefe da diplomacia de Israel e o líder palestiniano, anteriormente proibido pelo primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon.

Durante o breve encontro, Peres garantiu a Arafat que não seriam construídos mais colonatos judaicos nos territórios autónomos, mas o dirigente palestiniano disse não acreditar na promessa. As declarações de Peres integram-se na primeira das condições impostas pelo Partido Trabalhista para integrar o governo de unidade nacional liderado por Ariel Sharon.

Arafat encontrou-se com o na altura ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, a quem agradeceu o apoio à causa palestiniana, e também com o Presidente da República. Também Peres agradeceu os esforços de Jorge Sampaio no processo de paz, durante o encontro com o chefe de Estado.

Jorge Sampaio transmitiu aos ilustres visitantes o "ponto de vista sólido" português sobre o cumprimento dos acordos de paz e o reforço da confiança e do diálogo entre as partes.

Sugerir correcção
Comentar