Recluso morto no Estabelecimento Prisional do Porto

Foto
Este é o oitavo recluso a morrer nas cadeias portuguesas desde o início do ano PUBLICO

De acordo com um comunicado da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, a vítima, de 39 anos, foi agredida às 08h30, com uma colher com cabo afiado, por um recluso, de 24 anos, já reincidente, que se encontrava em prisão preventiva. A agressão foi presenciada pelo pessoal de vigilância da prisão, que acabou por intervir para separar os reclusos.

Apesar de ter sido transportado para o hospital, o recluso chegou à unidade hospitalar já sem vida.

O incidente foi comunicado ao Ministério Público e o agressor transferido para outro estabelecimento prisional.

Este é o oitavo recluso a morrer desde o início do ano por agressões, suicídio e doença. A 3 de Janeiro, um recluso em Vale de Judeus morreu depois de ter sido esfaqueado por outro preso. Os Serviços Prisionais suspeitam que na origem da agressão terá estado o tráfico de droga. Quatro dias depois, um outro detido foi encontrado morto na cela, no Estabelecimento Prisional de Linhó. A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais afirma que o indivíduo se suicidou por enforcamento.

No dia 31 de Janeiro, dois presos na Cadeia de Custóias, distrito do Porto, foram também encontrados mortos dentro das celas. Ambos se suicidaram. Um tinha 27 anos e havia sido observado pela médica do estabelecimento prisional e era regularmente visitado pela família. O segundo tinha 29 anos e terá aproveitado a ausência dos seus colegas para por igualmente termo à própria vida.

A 3 de Março, um homem com 34 anos suicidou-se no Estabelecimento Prisional de Sintra, consumando um acto que já havia tentado. A 20 de Abril, morreu no Hospital Fernando Fonseca (Amadora- Sintra), vítima de pneumonia, um recluso que se encontrava a cumprir pena na mesma cadeia. No passado dia 3, um preso na Cadeia de Paços de Ferreira foi encontrado morto na cela, aparentemente por causas naturais, segundo a Direcção-Geral.

Sugerir correcção
Comentar