Primeira ninhada de linces nasce no Vale do Guadiana

“É a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas”, anuncia Instituto de Conservação da Natureza

Foto
A fêmea foi fotografada a aproximar-se da cria DR

Os linces soltos no Vale do Guadiana já se reproduziram. É a primeira vez que isso acontece em ambiente natural desde há décadas, anunciou esta quinta-feira o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Em comunicado, o Instituto de Conservação da Natureza revela imagens de uma cria que confirmam “a existência da primeira ninhada de lince-ibérico no Parque Natural do Vale do Guadiana”. A cria tem cerca de mês e meio e estava acompanhada da mãe, Jacarandá, a primeira fêmea a ser solta em Portugal, a 16 de Dezembro de 2014.

“Cria e mãe foram identificadas através dos procedimentos de monitorização instalados na Herdade das Romeiras pela equipa de seguimento”, explica o Instituto de Conservação da Natureza. A fêmea tinha sido solta no âmbito do programa LIFE + Iberlince, em conjunto com o macho Katmandu. Nasceu em 2012 no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves.

Para o instituto, o nascimento constitui “um marco na conservação do lince-ibérico, uma vez que é a primeira reprodução em ambiente natural com êxito comprovado em território nacional desde há décadas”. Em Espanha também já nasceram linces ibéricos em ambiente natural, nomeadamente na região de Montes de Toledo, Castela-La-Mancha.

Esta espécie tem sido introduzida em Portugal com sucesso, ainda que seja uma experiência recente, através do projecto LIFE + Iberlince, que prevê libertar este ano algumas dezenas de linces ibéricos em várias zonas da Península Ibérica, alguns dos quais em Portugal, para incrementar e consolidar as populações existentes.