Projecto português de alunos que inspiram docentes chega ao Fórum Económico Mundial

Jovem economista tem projecto a funcionar em algumas escolas portuguesas e aspira agora chegar a vários pontos do mundo.

Foto
Para o economista, os docentes são ainda mais importantes quando o contexto é desfavorável Nelson Garrido

Alunos que inspiram professores revelando-lhes a sua influência e importância para o sucesso escolar é a ideia-chave do projecto de Afonso Reis que, na próxima semana, vai representar Portugal no Fórum Económico Mundial (FEM). O projecto "Inspira o teu Professor" começou a ser aplicado em 2015 em algumas escolas portuguesas e neste ano poderá chegar a vários pontos do mundo, com a divulgação da iniciativa na rede do encontro que decorre entre 20 e 23 de Janeiro em Davos.

Consciente da importância dos professores para o sucesso escolar dos alunos e do pouco reconhecimento social que têm, o jovem economista, docente na Universidade Nova de Lisboa, decidiu pedir ajuda aos alunos para conseguir reforçar o reconhecimento e missão social dos professores. Através de acções de 90 minutos, os estudantes descobrem a importância dos professores através de perguntas tão simples como "Quantas horas passas com a tua família e quantas passas com os teus professores?", contou à Lusa o especialista.

"Os alunos rapidamente se começam a aperceber que os professores os influenciam bastante. Depois desafiamo-los a fazer conteúdos para inspirar professores, pedindo-lhes que nos digam "cinco razões para um professor sair da cama" ou "cinco razões que tornam uma aula espectacular", explicou. O projecto-piloto arrancou em Junho de 2015 em seis escolas secundárias de Lisboa e pôs em prática os workshops nos quais os alunos desenvolveram vídeos, testemunhos e outras formas de agradecer aos seus professores. O trabalho dos estudantes segue depois para diferentes plataformas: os vídeos vão para o site "Mentes Empreendedoras", as imagens para a página de Facebook e as cartas circulam pelas escolas.

Ao criar o projecto "Inspira o teu professor", Afonso Reis foi convidado para representar Portugal enquanto membro da Global Shapers Community no sector da educação, no encontro anual do FEM. O projecto arranca a 25 de Janeiro em parceria com a Global Shapers Community, existindo já a possibilidade de levar este conceito para outras cidades europeias também no início deste ano. "Através da rede do FEM fomos mostrando o que estávamos a fazer e agora temos contactos de Rabat, Ahmedabad, na Índia, Varsóvia, Oxford. Estão interessados em replicar este modelo e nós interessados em que eles experimentem e nos transmitam o que aprenderam para podermos melhorar. A ideia é criar um movimento internacional", acrescentou.

Afonso Reis lembrou que no caso dos alunos que não podem contar com o apoio familiar para os estudos a solução pode passar pelos professores. "Quando não nascemos numa família com o melhor contexto socioeconómico, está provado estatisticamente que os professores são quem melhor consegue contornar o facto de não termos tido todas as oportunidades", lembrou.

O FEM realiza-se na próxima semana em Davos e vai reunir mais de 2500 líderes e empresários mundiais para debaterem o tema "A Quarta Revolução Industrial". O economista foi o primeiro português a ser nomeado um Global Shaper e é, actualmente, professor na Nova School of Business and Economics onde lecciona a disciplina "Managing Impactful Projects". A Global Shapers é uma comunidade que junta jovens empreendedores por todo o mundo e que foi criada pelo FEC, uma organização sem fins lucrativos sedeada em Genebra mas conhecida pelas suas reuniões anuais em Davos, na Suíça.

Sugerir correcção
Comentar