Filme de animação Percebes entre finalistas na corrida para os Óscares 2025

A academia divulgou esta terça-feira a lista de finalistas no processo de selecção dos nomeados em apenas 10 categorias.

Foto
Ouça este artigo
00:00
02:15

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O filme de animação Percebes, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, está entre os finalistas a uma nomeação para os Óscares 2025, enquanto Grand Tour, de Miguel Gomes, ficou de fora, revelou a Academia de Cinema dos Estados Unidos.

A Academia divulgou esta terça-feira a lista de finalistas no processo de selecção dos nomeados, em dez categorias distintas, que incluem, para além da Animação, Filme Internacional, Documentário de longa e de curta-metragem, Canção e Banda Sonora, Som ou Efeitos Visuais. É uma pré-selecção para os prémios.

Premiado em Junho no Festival de Cinema de Annecy, Percebes entra, assim, na corrida para Melhor Curta-Metragem de Animação, na mesma categoria para a qual esteve nomeado Ice Merchants, de João Gonzalez, em 2023.

Grand Tour, de Miguel Gomes, tinha sido proposto pela Academia Portuguesa de Cinema na categoria de Melhor Filme Internacional. Na disputa de uma nomeação nesta categoria estão, entre outros, Ainda estou aqui, de Walter Salles (Brasil), Emilia Perez, de Jacques Audiard (França), The Seed of the Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof (proposto pela Alemanha, co-produtora do filme, uma vez que o cineasta iraniano fugiu do seu país para escapar a uma pena de prisão), Dahomey, de Mati Diop (Senegal), também pré-candidato na categoria de documentário (já em exibição nas salas portuguesas) ou Vermiglio, de Maura Delpero (Itália).

Percebes é um documentário, animado em aguarela e digital, sobre o ciclo de vida deste crustáceo no contexto da apanha no Algarve, com as duas realizadoras a abordarem ainda questões sobre a relação dos habitantes locais com o mar, sobre turismo e sobre o desordenamento da costa portuguesa. Da mesma forma que em Água Mole (Quinzena dos Realizadores de Cannes, 2017) a experiência do real centrava-se na resistência de uma aldeia que não se deixa submergir.

Produzido pela cooperativa BAP Animation, com coprodução francesa, o filme venceu o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem do Festival de Annecy, em França e, de acordo com a Agência da Curta-Metragem, soma mais de uma dezena de outras distinções e 91 selecções em festivais.

A realizadora Laura Gonçalves chegou a fazer parte da lista de finalistas aos Óscares de 2023 com o filme de animação O homem do lixo, mas não chegou às nomeações.

A 97.ª edição dos Óscares está marcada para 2 de Março de 2025, em Los Angeles, Califórnia, sendo os nomeados revelados a 17 de Janeiro.