Os rankings e a avaliação pedagógica que temos

Se não alterarmos o actual quadro curricular e o sistema de avaliação pedagógica que praticamos nas nossas escolas desde 2016, o ensino superior terá de começar a ser menos superior e mais inferior.

Ouça este artigo
00:00
05:53

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os mais recentes resultados dos estudos internacionais (PIACC, TIMSS, PISA, ICILS, etc.) mostram indicadores negativos que colocam Portugal em posições envergonhadas nos principais rankings da educação. A avaliação pedagógica mudou radicalmente em todos os níveis de escolaridade e não estamos a acompanhar essa mudança. Num país que adoptou um sistema de avaliação por competências em desfavor de um sistema em que se avaliam (também) conteúdos, é lamentável estarmos a falhar na capacidade em compreender textos simples, realizar cálculos básicos e interpretar gráficos elementares, por exemplo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.