PSD e CDS propõem mudar Lei de Bases da Saúde para restringir acesso de estrangeiros não residentes ao SNS
A alteração proposta partidos exige uma alteração à Lei de Bases da Saúde. Chega também quer fazer alterações e fala em possível “consenso” entre partidos para viabilizar mudanças.
PSD, CDS e Chega querem alterar a Lei de Bases da Saúde para restringir o acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) a cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal – mas de maneiras diferentes. Enquanto PSD e CDS querem garantir que os cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal só poderão usufruir do SNS caso apresentem um "comprovativo de cobertura de cuidados de saúde", o Chega quer excluir da lista de beneficiários do SNS cidadãos “nacionais de países terceiros ou apátridas, requerentes de protecção internacional”. O partido liderado por André Ventura admite um consenso que faça aprovar a proposta do PSD e CDS. O tema será discutido na próxima quinta-feira, num debate que agendado pelo Chega.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.