O telefone falhou no São João, no arranque da triagem via SNS24

Hospital de São João, no Porto, é a 20.ª ULS a aderir ao projecto para retirar doentes menos graves da urgência. Manhã de arranque teve percalços, que rapidamente foram resolvidos.

Foto
Hospital de São João instalou um telefone apenas e só para contactar a Linha SNS24 Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
06:02

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Chegaram ao hospital cerca das 8h30. A manhã estava ainda fria e os escassos raios de sol não aqueciam o corpo. Antes de se dirigirem ao serviço de urgência do Hospital de São João, no Porto, Débora Maurício e o marido já tinham passado por um centro de saúde. Lá, por não terem médico de família atribuído, terão sido aconselhados a procurar outra resposta. Decidiram seguir para o São João. Uma vez ali chegados, e por não se tratar de uma emergência, foram aconselhados a ligar para a Linha SNS24. Há mesmo um telefone amarelo à entrada das urgências para o efeito — que esteve inoperacional durante cerca de uma hora na manhã desta terça-feira, o primeiro dia de operacionalização do projecto Ligue Antes, Salve Vidas nesta unidade de saúde.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.