Elon Musk quer comprar canal norte-americano MSNBC, apesar de este não estar à venda

Elon Musk e os seus aliados e apoiantes têm espalhado memes na rede social X sobre o bilionário comprar a estação norte-americana.

Foto
Musk, que já é dono da rede social X, da Tesla e da SpaceX, quer comprar agora a MSNBC ALLISON ROBBERT / VIA REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:21

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Elon Musk, dono da rede social X, da Tesla e da SpaceX, quer agora acrescentar mais uma carta ao seu baralho: a estação de televisão MSNBC. O bilionário, nomeado por Donald Trump para co-liderar o Departamento para a Eficiência Governativa, tem publicado na sua conta no X vários memes que dão a entender, ainda que através de forma de piada, que quer comprar a estação que é propriedade do grupo empresarial Comcast. Isto apesar de não haver qualquer indicação de que o grupo queira vender a estação.

A possibilidade, espalhada por apoiantes na rede social X, foi aplaudida pelos seus aliados, ligados ao círculo próximo de Donald Trump. O filho do Presidente eleito Donald Trump Jr. publicou no X um meme aparentemente falso em que afirmava que a estação estava à venda, e em que marcou Elon Musk. "[Tive] a ideia mais engraçada de sempre", disse ainda. Em resposta, Musk perguntou: "Quanto custa?", algo semelhante ao que fizera antes de comprar a rede então conhecida como Twitter.

Musk foi alimentando a ideia através de vários memes publicados na sua conta e republicando posts de contas de fãs e páginas ligadas à extrema-direita que aplaudiam e davam a entender que Musk iria comprar a MSNBC ou que elogiavam a decisão do bilionário enquanto insultavam a linha editorial da estação, incluindo uma imagem em que Rachel Maddow tinha pop-ups alegando que o que a apresentadora comentava era desinformação.

A MSNBC, estação com uma linha mais ligada aos liberais norte-americanos, tem estado em guerra aberta com Elon Musk, tendo o bilionário publicado vários memes a atacar a linha da estação e a apresentadora Rachel Maddow, que acusa de vender "propaganda pueril" e que diz querer "mandar abaixo".

O congressista Matt Gaetz, depois de abandonar a corrida para ser procurador-geral dos EUA, comentou apenas "100%", querendo dizer que quer que a compra aconteça mesmo. O comediante e apresentador de podcast Joe Rogan fez piadas com Rachel Maddow, dizendo que, se Musk comprasse a televisão, queria o emprego da apresentadora.

De facto, o grupo Comcast e a MSNBC vão sofrer algumas alterações. A MSNBC e os canais do grupo na televisão por cabo vão ser transferidos para uma única empresa, a SpinCo. Porém, segundo indica a CNN e o Wall Street Journal, a possibilidade de a MSNBC ser vendida a Musk, apesar de todos os memes publicados pelo bilionário, ficam no campo da especulação.

Sugerir correcção
Ler 36 comentários