Apesar das restrições, peso do alojamento local sobre a habitação é cada vez maior

Nos últimos cinco anos, a proporção de alojamento local sobre o parque habitacional aumentou em todas as regiões do país, apesar do reforço de regulação e da imposição de restrições a esta actividade.

Foto
Por cada mil casas no Algarve, 112 são ocupadas por alojamento local Duarte Drago
Ouça este artigo
00:00
07:27

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O comprovado contributo do alojamento local (AL) para a subida dos preços da habitação tem levado a várias tentativas frustradas de equilibrar estes dois sectores. Da imposição de limites à abertura de novas unidades até à atribuição de mais poderes aos condomínios para travar a exploração desta actividade, passando pelo agravamento da carga fiscal, são várias as medidas que têm sido lançadas neste âmbito, sobretudo pelos últimos governos socialistas, mas, também, pelos executivos municipais de várias cidades. Certo é que, até agora, e apesar do evidente abrandamento do crescimento deste sector, ainda não houve qualquer medida ou restrição capaz de fazer diminuir o universo total de AL em Portugal, que, este ano, volta a aumentar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.