Quase um terço das pessoas rastreadas tem risco aumentado de diabetes

Número de utentes que foram avaliados para o risco de diabetes aumentou. Só no último ano, verificaram-se mais de 75 mil novos casos registados.

Foto
Directora do programa nacional da diabetes diz que é preciso mais técnicos a fazer os rastreios
Ouça este artigo
00:00
07:01

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Portugal continua a apresentar uma elevada proporção de casos de diabetes: até ao final de 2023, estavam registadas mais de 900 mil pessoas com o diagnóstico da doença nos cuidados de saúde primários, o que coloca Portugal entre os países da União Europeia com uma das taxas mais altas de prevalência de diabetes (8,6% dos utentes inscritos no SNS). Só no último ano, verificaram-se mais de 75 mil novos casos registados. Ao PÚBLICO, a directora do Programa Nacional para a Diabetes (PND), Sónia Vale, alerta para a necessidade de mudar comportamentos e adoptar hábitos de vida saudáveis. Há um milhão de pessoas com risco moderado, alto ou muito alto de vir a ter diabetes tipo 2.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.