Em Loures, o Chega já ganhou

Quando os partidos do centro assumem bandeiras da direita populista com a intenção de conter o crescimento eleitoral destes partidos, quem ganha é sempre a direita populista.

Ouça este artigo
00:00
03:12

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Sim, ainda falta um ano para as autárquicas e nas últimas eleições o Chega foi o quarto partido mais votado, elegendo apenas um vereador, mas, a crer nos relatos da última Assembleia Municipal, em Loures, o Chega já ganhou. Escrevo isto pois em eleições o mais importante não é necessariamente ter mais votos, é apresentar as ideias com maior capacidade de influenciar a ação executiva. Além de que é certo e sabido: quando os partidos do centro assumem bandeiras da direita populista com a intenção de conter o crescimento eleitoral destes partidos, quem ganha é sempre a direita populista. Ganha em votos e ganha no efeito de contágio sobre o debate de ideias. É o que está a acontecer em Loures, num tema central.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.