Cascais lança plano para proteger habitats da pressão turística e quer “ordenar” estacionamento

Câmara de Cascais investe 1,2 milhões em novo plano da orla costeira. Cientistas elogiam acções para se remover plantas invasoras, mas têm dúvidas sobre estacionamento e ligação a outros programas.

Foto
O novo plano abrange uma extensão desde Carcavelos até à praia do Abano Mario Lopes Pereira/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
06:17

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Câmara Municipal de Cascais lançou um novo plano que tem como principal objectivo proteger os habitats da pressão turística. Aprovado recentemente em reunião de câmara, o Plano de Gestão de Habitat da Orla Costeira de Cascais possui um financiamento de 1,2 milhões de euros e inclui acções como o controlo de espécies invasoras, o reforço das nativas e o ordenamento do estacionamento. Se, por um lado, cientistas elogiam a remoção das invasoras, por outro, dizem estar preocupados ou ter dúvidas sobre a mencionada “criação de bolsas de estacionamento formal” ou a ligação a outros programas de gestão territorial.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.