Ministério Público abre quase um inquérito por dia por crimes em lares de idosos

Há 318 inquéritos contra lares de idosos em investigação no DCIAP. Novo PGR, Amadeu Guerra, defende que estes processos “devem ser céleres, com emissão de despacho final em prazo muito curto”.

Foto
Entre os que estão sob investigação há lares privados, instituições particulares de solidariedade social e lares ilegais sem licença Matilde Fieschi
Ouça este artigo
00:00
06:13

Nos primeiros oito meses deste ano, os procuradores do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) deram início a 219 inquéritos por suspeitas de crimes em lares. Assim, foi aberto quase um inquérito por dia nos 243 dias volvidos entre o início de Janeiro e o fim de Agosto. Com os processos de 2023 que ficaram por resolver, são actualmente 318 os processos em investigação, de acordo com dados da Procuradoria-Geral da República relativos ao final de Agosto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.