Segurança Social só tem 50 inspectores para garantir que mais de 2600 lares cumprem a lei

Falta de inspectores leva a acções “apenas reactivas” resultantes de denúncias. Pendências podem chegar a um ano. Existem 2606 lares registados, mas pelo menos mais 1500 clandestinos ou sem licença.

Foto
Os 50 inspectores fiscalizam não apenas lares mas também creches, amas, centros de dias e lares de infância e juventude, embora os lares para idosos representem a grande fatia do seu trabalho. Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
07:09

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O universo de lares registados tem vindo a aumentar, pelo menos desde 2020, e o mesmo acontece com os idosos que procuram cuidados nestas estruturas. Isso não se reflecte num qualquer reforço dos inspectores da Segurança Social com a competência de, em acções de fiscalização, identificarem os incumprimentos na lei na rede de equipamentos sociais, que não se restringe a lares para idosos, e situações que podem, ou não, configurar crime. Pelo contrário: este número tem vindo a baixar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.