Governo aprova apoio de 4000 euros por veículo eléctrico até 38.500 euros

Pacote de Mobilidade prevê um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, incluindo carros, bicicletas e motociclos.

Foto
Governo viaja de comboio a caminho do Conselho de Ministros sobre mobilidade Tiago Petinga / LUSA
Ouça este artigo
00:00
01:02

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Governo vai aprovar hoje, em Conselho de Ministros, um apoio de 4000 euros na compra de um veículo eléctrico ligeiro de passageiros até 38.500 euros, com obrigação de abate do actual.

Esta medida é uma das 13 que vão ser aprovadas pelo Conselho de Ministros, que se reúne no Entroncamento, no âmbito do Pacote Mobilidade Verde, para a melhoria da mobilidade de passageiros e mercadorias.

Segundo documento a que a Lusa teve acesso, está previsto um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, que podem ser ligeiros de passageiros, bicicletas eléctricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos eléctricos.

No caso dos ligeiros de passageiros, a comparticipação será de 4000 euros por veículo até aos 38.500 euros, majorados para 5000 euros por veículo, se se destinar a ser usado por instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Este apoio obriga ao abate do ligeiro de passageiros actual.